O consultor da RCSM Advocacia, Tarso Genro, foi o palestrante do segundo encontro do I Seminário de Formação Sindical do Sindipampa, realizado na quarta-feira (12), de forma virtual. O ex-governador do Rio Grande do Sul abordou as perspectivas para o movimento sindical no contexto da reforma ultraliberal do Estado. A mediação do encontro foi do Técnico em Tecnologia da Informação, bacharel e mestre em Filosofia pela UFPEL nas áreas de Ética e Política e Membro do Comitê de Gênero e Sexualidade da Unipampa, Cesar Radtke.
Tarso Genro, que também foi Ministro da Educação, Ministro da Justiça e Prefeito de Porto Alegre, iniciou sua fala fazendo um resgate histórico do movimento sindical e das alterações nas relações de trabalho no contexto de ascensão do neoliberalismo. Ele destacou a precarização dessas relações, a fragmentação de diversas categorias e o consequente enfraquecimento dos sindicatos.
Autor de diversos livros, Tarso levantou o debate sobre as perspectivas para o movimento sindical e qual será a sua capacidade de reinventar-se, no intuito de, novamente, se consolidar como um ponto de partida para a democracia. Para que não ocorra um avanço ainda maior na tentativa de enfraquecimento dos sindicatos, o palestrante reforçou a necessidade de diálogo e união entre todos os trabalhadores que compõem a Universidade, não somente os servidores públicos, com o objetivo de fortalecer o movimento e lutar pelos direitos da categoria.
Ao final do encontro, o consultor da RCSM Advocacia oportunizou o debate, no qual os participantes puderam fazer suas considerações e questionamentos.