De acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a renda média dos servidores públicos caiu mais do que a dos funcionários do setor privado durante a pandemia da Covid-19 no Brasil. A queda é de 8,5%, comparando o trimestre de maio a julho de 2019, antes da crise sanitária, ao mesmo período de 2022. Antes a renda média do setor público era estimada em R$ 4.468. Neste ano baixou para R$ 4.086.
A combinação entre inflação alta e congelamento dos salários impactou fortemente o rendimento real dos servidores públicos. Cerca de 1 milhão de servidores estão com salários congelados desde 2017.
Os trabalhadores da iniciativa privada também tiveram queda na média de rendimento, mas em percentual menor do que no serviço público: 2,9%. Os dados do funcionalismo divulgados pelo IBGE refletem a situação dos trabalhadores das diferentes esferas de governo (municipal, estadual e federal). Abrangem, além da administração direta, fundações, autarquias e empresas públicas e de economia mista.
Foto: Freepik.com