O Brasil e o mundo pararam ontem para assistir, abismados, aos ataques à democracia e aos três poderes constituintes da República. Milhares de golpistas e terroristas acessaram a representação física de cada um dos poderes (o Judiciário, na sede do STF; o Executivo, no Palácio do Planalto; e o Legislativo, no Congresso Nacional) e, como se pudessem derrubá-los em abstrato, depredaram tudo o que houvesse pela frente: obras de arte, vidraças, cadeiras, enfim. Devem, em observância ao Estado Democrático de Direito que impera no Brasil, ser punidos com rigor pelos crimes que praticaram.
Diversas são as notas de repúdio já redigidas pelas redes sociais, e esta é mais uma que busca se somar ao coro de todos e todas que defendem e zelam pela democracia neste país. Nos somamos enquanto escritório de advocacia e enquanto pessoas. A democracia não é apenas o terreno pelo qual se podem operar o Direito, a Justiça e a diminuição das desigualdades sociais. É também o tecido de normalidade que sustenta não apenas nossa existência em sociedade, mas nossa atuação no mundo.
Ao fim e ao cabo, era essa a possibilidade que os golpistas tentaram destruir ontem. Não conseguiram e não conseguirão. A RCSM Advocacia, por meio desta nota, reforça seu compromisso com o Estado Democrático de Direito ao reiterar novamente: democracia sempre.