Os desafios para a Educação Pública no pós-pandemia

Para além das dificuldades e dos desafios da educação pública elencados nos posts anteriores, o cenário da pandemia impôs novos obstáculos para a concretização do Direito à Educação. Escolas, Institutos Federais e Universidades foram obrigados a buscar soluções rápidas e por vezes improvisadas para evitar a paralisação completa do ensino e das aulas. Esse cenário acabou por escancarar e agudizar a já frágil estrutura da Educação Pública brasileira.

Passado o pior momento da pandemia e com a volta das aulas presenciais, o setor educacional deverá lidar com as consequências de um longo período de afastamento das escolas e Universidades, em que os/as estudantes acabaram por acumular um elevado déficit de aprendizagem e uma substancial piora em sua saúde mental – o que também afeta docentes e técnicos/as em educação.

Dentre os diversos desafios da educação pública após a pandemia, destaca-se a urgente necessidade de melhoria da infraestrutura, sobretudo das escolas, que voltaram a receber os/as alunos/as presencialmente. Segundo dados do IBGE (2019), 47% das escolas brasileiras não possuem saneamento básico, sendo comprovado, por outro lado, que a qualidade do ensino está diretamente ligada ao ambiente de aprendizagem.

Outros desafios imediatos da Educação Pública Brasileira são a concretização da alfabetização na idade certa, a valorização dos profissionais da educação e o uso adequado de novas abordagens de ensino que dialoguem com a tecnologia e a inovação.

As eleições do próximo domingo são cruciais para o destino da Educação Pública Brasileira. Os/as eleitores/as devem atentar sobretudo para o posicionamento dos/as candidatos/as com relação aos investimentos que o Estado precisa realizar para solucionar os problemas educacionais, sendo certo que uma defesa genérica da educação sem o comprometimento com o investimento estatal na área não será suficiente para a superação dos enormes desafios da educação pública pós-pandemia.

Por isso, se a educação também é uma prioridade para você, vote em representantes que efetivamente defendam e tenham propostas para a concretização de uma educação pública, gratuita, laica e de qualidade socialmente referenciada!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá. Podemos ajudá-lo?