Terceira mesa do Ciclo de Debates aborda Administração Pública, servidores e direitos sociais

No dia 10 de agosto ocorreu a terceira mesa do Ciclo de Debates: História e Reconstrução dos Direitos Sociais, promovido pela RCSM Advocacia e escritórios parceiros, no auditório do SINDISPREV/RS. Desta vez o tema foi “Austeridade e destruição da máquina pública: servidores públicos e direitos sociais”, com o advogado e assessor jurídico da FENASPS, Luis Fernando Silva, e a professora de Ciências Políticas da UFRGS, Lígia Mori Madeira.

Thiago Mathias Genro Schneider, advogado da RCSM Advocacia, fez a abertura do evento, ao lado de Elisa Torelly e Denis Einloft, advogados de escritórios parceiros e também promotores do evento. Lívia Neckel, da CCM Advogados, foi a coordenadora da mesa.

– Desta vez o tema é diverso dos outros encontros, de uma amplitude diferente, pois envolve também questões de Estado. Passamos por um momento de destruição expressa e explícita, mas a lógica neoliberal continua no seu movimento de destruição, muito embora tenhamos tomado um ar agora para respirar – destacou Thiago. 

Lígia Mori Madeira abordou na sua fala o desmantelamento de políticas públicas e de direitos, a partir de pesquisas, e quais as saídas e estratégias necessárias para que a sociedade brasileira possa fazer frente a esse desmonte.

– É sempre importante que a universidade tenha espaço de dialogar com a sociedade. Especialmente quando a gente pesquisa temas que dizem respeito ao mundo do Direito e mundo do trabalho, é muito importante que esses achados de pesquisa encontrem a realidade prática da busca de direitos. Fico muito feliz de poder contribuir e também aprender – ressaltou Lígia.

Por sua vez, Luis Fernando Silva tratou sobre a importância do movimento sindical no setor público, principalmente diante do atual momento político:

– Os servidores formaram uma base sólida de resistência às políticas de destruição do serviço público no Governo Bolsonaro e, agora, precisamos aprofundar e capacitar as formas de organização para estabelecer alianças com as entidades da sociedade que permitam trabalhar na melhoria dos serviços em prol da população. Eventos como esse, que reúnem escritórios de advocacia, dirigentes sindicais e a academia, potencializam a ação de todos para que possamos apontar melhorias para o futuro.

O Ciclo de Debates: História e Reconstrução dos Direitos Sociais é uma promoção da RCSM Advocacia; Paese, Ferreira & Advogados Associados; Castro, Osorio, Pedrassani & Advogados Associados; e Camargo, Catita, Maineri, Advogados Associados.

Texto e fotos: Jornalista Christiane Matos (MTb 12.429)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá. Podemos ajudá-lo?