Servidora pública busca na Justiça anulação de procedimento administrativo que determinou restituição de valores pela não conclusão de Doutorado

Servidora pública federal, representada pela RCSM Advocacia, ingressou com ação judicial em busca do seu direito à ampla defesa em processo administrativo que determinou a restituição de valores ao erário pela não conclusão de Doutorado. A profissional foi aprovada em processo seletivo de Programa de Pós-Graduação e, por conta disso, teve deferido o pedido de afastamento remunerado para capacitação. No entanto, não conseguiu concluir o Doutorado no prazo previsto em razão de força maior.

Em processo administrativo, o órgão no qual a servidora exerce o seu cargo determinou a restituição ao erário dos valores gastos a título de remuneração percebidos durante o afastamento, que durou três anos. A servidora, porém, solicitou a realização de uma audiência, com o arrolamento de testemunhas, para atestar as circunstâncias médicas que impediram a conclusão da especialização – o que inicialmente foi deferido. No entanto, sem qualquer explicação, a Autarquia decidiu de forma definitiva pela restituição ao erário, sem oportunizar a referida audiência, desrespeitando, assim, o devido processo legal, em especial o exercício da ampla defesa.

A servidora busca na Justiça a suspensão da decisão administrativa e de qualquer tipo de cobrança.

Texto: Assessoria de Imprensa RCSM Advocacia
Foto: Freepik.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá. Podemos ajudá-lo?