Lucro do FGTS de mais de 15 bilhões será distribuído aos trabalhadores

Mais de 130 milhões de trabalhadores receberão parte do lucro do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço – FGTS registrado em 2023. O repasse, aprovado pelo Conselho do FGTS, será de R$ 15,2 bilhões — cerca de 65% do lucro do fundo no ano passado. Para saber os valores, o trabalhador precisa multiplicar o saldo existente em 31 de dezembro de 2023 por 0,02693258, índice estabelecido pelo Conselho do FGTS.

Todas as pessoas com contas (ativas ou inativas) vinculadas ao FGTS em 2023, com saldo em dezembro, terão direito a receber uma parcela dos lucros. A consulta do saldo pode ser realizada no site da Caixa ou pelo aplicativo do FGTS no celular, a partir do cadastro do trabalhador.

As possibilidades de saque do saldo do FGTS permanecem as mesmas, ou seja, não haverá mudanças em relação às regras atuais. O FGTS serve como uma reserva financeira para profissionais em regime CLT, que pode ser usada no caso de demissão sem justa causa, compra de imóvel, aposentadoria e outras situações.

Segundo o Governo Federal, o repasse do lucro aos trabalhadores não será maior uma vez que R$ 6,5 bilhões ficarão como uma reserva de segurança – um recurso técnico que poderá ser usado nos próximos anos. O Supremo Tribunal Federal – STF decidiu recentemente que, nos anos em que a correção do fundo não acompanhar a inflação, caberá ao Conselho Curador determinar a forma de compensação.

Fonte: com informações de O Globo e G1
Foto: Divulgação/Caixa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá. Podemos ajudá-lo?