Fraude no INSS: saiba como contestar descontos indevidos

Os aposentados e pensionistas que tiveram descontos em seus benefícios nos últimos cinco anos poderão consultar qual associação realizou o desconto e o valor descontado, bem como fazer a contestação dos valores pelo aplicativo Meu INSS ou na Central de Atendimento, no telefone 135.

Desde terça-feira (13), o INSS começou a enviar aos beneficiários que tiveram os descontos, notificações oficiais informando os débitos. Cerca de 9 milhões de aposentados e pensionistas serão notificados por meio do aplicativo Meu INSS.

As associações que forem contestadas terão 15 dias úteis para apresentar documentos que comprovem a filiação, a autorização para desconto e a identidade do segurado. Caso não comprovem, as associações deverão devolver os valores cobrados indevidamente.

O ressarcimento será para os descontos realizados nos últimos cinco anos, a partir de março de 2020. O INSS creditará o valor ressarcido na conta em que o segurado recebe o benefício, já a partir do próximo pagamento, entre os dias 26 de maio e 6 de junho. A quantia diz respeito apenas às mensalidades deduzidas dos benefícios pagos entre o fim de abril e o início de maio.

Passo a passo para conferir pelo aplicativo:

  • Acesse o aplicativo Meu INSS;
  • Após fazer o login, clique no ícone do sininho, no canto superior direito da tela;
  • Se você não tiver nenhum desconto, aparecerá uma mensagem como esta: “Fique tranquilo, nenhum desconto foi feito no seu benefício”;
  • Se você tiver algum desconto associativo, aparecerá uma mensagem com o nome da entidade que fez o desconto e o período em que os valores foram cobrados;
  • Caso não tenha autorizado o desconto, poderá solicitar a devolução dos valores.

Texto: com informações do Terra e GZH
Foto: Gov.br

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