Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho

O Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho foi estabelecido pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) para promover a prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho em todo o mundo. A data também homenageia trabalhadores que perderam a vida ou sofreram lesões devido a condições de trabalho inseguras.

No Brasil, de 2012 a 2024, foram registrados 8,8 milhões de acidentes do trabalho e 32 mil mortes no emprego com carteira assinada, segundo dados atualizados do Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho. Em relação à saúde mental, dados do Ministério da Previdência Social apontam que, em 2024, foram quase meio milhão de afastamentos do trabalho, o maior número em pelo menos dez anos.

– As estatísticas brasileiras são assombrosas, mas temo estarem desatualizadas. Atualmente, o número de afastamentos oriundos de doenças psíquicas (estafa mental, ansiedade, Burnout, etc) é subdimensionado. Como estas doenças não são “visíveis” como os acidentes de trabalho típicos, seus números não transparecem a realidade. Este deve ser o novo enfoque de atenção das autoridades para diminuir os números acidentários no Brasil – reforça Guilherme Monteiro, advogado da RCSM Advocacia.

Por isso, hoje reforçamos a importância de ambientes de trabalho seguros, saudáveis e respeitosos para todos. Prevenir acidentes é proteger vidas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá. Podemos ajudá-lo?