Os aposentados e pensionistas que tiveram descontos em seus benefícios nos últimos cinco anos poderão consultar qual associação realizou o desconto e o valor descontado, bem como fazer a contestação dos valores pelo aplicativo Meu INSS ou na Central de Atendimento, no telefone 135.
Desde terça-feira (13), o INSS começou a enviar aos beneficiários que tiveram os descontos, notificações oficiais informando os débitos. Cerca de 9 milhões de aposentados e pensionistas serão notificados por meio do aplicativo Meu INSS.
As associações que forem contestadas terão 15 dias úteis para apresentar documentos que comprovem a filiação, a autorização para desconto e a identidade do segurado. Caso não comprovem, as associações deverão devolver os valores cobrados indevidamente.
O ressarcimento será para os descontos realizados nos últimos cinco anos, a partir de março de 2020. O INSS creditará o valor ressarcido na conta em que o segurado recebe o benefício, já a partir do próximo pagamento, entre os dias 26 de maio e 6 de junho. A quantia diz respeito apenas às mensalidades deduzidas dos benefícios pagos entre o fim de abril e o início de maio.
Passo a passo para conferir pelo aplicativo:
- Acesse o aplicativo Meu INSS;
- Após fazer o login, clique no ícone do sininho, no canto superior direito da tela;
- Se você não tiver nenhum desconto, aparecerá uma mensagem como esta: “Fique tranquilo, nenhum desconto foi feito no seu benefício”;
- Se você tiver algum desconto associativo, aparecerá uma mensagem com o nome da entidade que fez o desconto e o período em que os valores foram cobrados;
- Caso não tenha autorizado o desconto, poderá solicitar a devolução dos valores.
Texto: com informações do Terra e GZH
Foto: Gov.br