Guilherme Monteiro e Camille Matos, advogados da RCSM Advocacia, participaram, nos dias 10 e 11 de abril, do seminário internacional “Construindo Pontes: Trabalho e Justiça no Mercosul”. O evento, realizado no Plenário do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região – TRT4, reuniu juristas do Brasil, Uruguai, Peru, Argentina, Paraguai e Chile. O vice-presidente do Tribunal Superior do Trabalho – TST, ministro Maurício Godinho Delgado, e os ministros Kátia Magalhães Arruda e Lelio Bentes Corrêa também participaram do encontro, além de desembargadores e juízes do Trabalho de diferentes estados.
– É muito interessante perceber que o Brasil tem muito a aprender com as experiências dos demais países do Mercosul na aplicação das normas internacionais para defesa dos direitos sociais. A diferenca de idioma não pode nos isolar dos bons exemplos – destacou Guilherme.
O seminário, que contou com o apoio da Organização Internacional do Trabalho (OIT), teve como objetivo promover o diálogo e a troca de experiências sobre temas fundamentais relacionados ao trabalho e à justiça no contexto do Mercosul. Dentre os destaques da programação, estiveram discussões sobre liberdade sindical, Normas Internacionais do Trabalho (NIT), grupos vulneráveis, transformações digitais e climáticas, além da proteção dos direitos trabalhistas e experiências nacionais voltadas à equidade. Durante o encontro foi lançada a LaborNexus, uma plataforma para facilitar o uso judicial das Normas Internacionais do Trabalho.
– O congresso foi uma experiência enriquecedora, destacando, principalmente, o painel voltado à “eliminação da discriminação: caminhos para a igualdade”, em que as painelistas do Chile e da Argentina trouxeram contribuições profundas sobre os desafios enfrentados por mulheres, pessoas negras e povos originários na construção de uma justiça mais inclusiva nos seus países. A escuta atenta dessa realidade, aliada ao diálogo intercultural entre os participantes, reafirma a importância de eventos como esse e promovem um olhar mais sensível e comprometido com os direitos humanos – relatou Camille.
Texto: Assessoria de Comunicação RCSM Advocacia
Foto: Arquivo Pessoal