Auxílio Reconstrução: saiba quem tem direito e como solicitar

O auxílio reconstrução é voltado para famílias que tiveram que sair de suas casas e buscar abrigos ou ir para casa de amigos e parentes devido às chuvas e perderam parte ou todos seus bens. Não é necessário estar no Cadastro Único para receber o benefício. Basta a prefeitura dos municípios habilitados informar os dados das famílias desalojadas ou desabrigadas das áreas atingidas, com endereço completo comprovado.

Beneficiários do Bolsa Família ou pessoas que estejam recebendo seguro-desemprego poderão receber o auxílio.

Não existe regra para o uso do dinheiro. Cada família atingida pela enchente poderá utilizar o recurso como bem entender.  

Confira aqui os municípios habilitados para o Auxílio Reconstrução: https://www.gov.br/mdr/pt-br/auxilioreconstrucao

O que é?

Apoio financeiro no valor de R$ 5.100,00 pago em uma única parcela pelo Governo Federal às famílias desalojadas ou desabrigadas no Rio Grande do Sul.

Quem tem direito?

As famílias residentes em áreas atingidas pelas enchentes, que abandonaram suas casas, de forma temporária ou definitiva, nos municípios em situação de calamidade ou emergência.

Como vai funcionar

  1. O município envia para o Governo Federal os dados de cada família, informando seus membros e o endereço completo. Aqui, ele deve identificar o nome do responsável pela família, de preferência uma mulher.
  2. pessoa identificada como responsável pela família acessa o sistema, clicando no botão Sou Cidadão. Ela vai precisar usar sua conta GovBr para confirmar os dados.
  3. Após a confirmação, os dados são enviados para a Caixa Econômica Federal, que efetuará o pagamento.
  4. As pessoas que possuem conta na Caixa receberão o dinheiro nesta conta. Para quem não tem, será aberta automaticamente uma conta poupança no nome do responsável pela família, que acessará o dinheiro com o aplicativo Caixa TEM.

Quando o valor estará disponível

A data do pagamento depende do envio das informações pelos municípios, o processamento dos dados, e a  confirmação dos dados pela família. Quanto antes a prefeitura enviar os dados e a família confirmar no sistema, mais rápido o dinheiro entra na conta. O sistema para recebimento das informações das prefeituras começa a operar dia 22/05 e o sistema para confirmação das informações pelas famílias entra no ar dia 27/05

Fonte: Governo Federal
Foto: Agência Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá. Podemos ajudá-lo?