O Ciclo de Debates “História e Reconstrução dos Direitos Sociais” recebeu no seu segundo painel, no dia 29 de junho, os palestrantes Tarso Genro, advogado, Ministro da Justiça (2004/2005), Governador do Estado do RS (2011/2015) e Prefeito de POA (1993/1996 e 2001/2004), e Ricardo Martins Costa, vice-presidente do TRT4 e diretor da Escola Judicial do TRT4 (2019/2021). Com o tema “O papel do Judiciário Trabalhista nos conflitos sociais”, o debate reuniu advogados, sindicalistas e estudantes no auditório do SINDISPREV-RS, em Porto Alegre, e teve a mediação da advogada Luísa Rosa, da RCSM Advocacia.
Thiago Mathias Genro Schneider, advogado da RCSM Advocacia, fez a abertura do evento, ao lado de Raquel Paese e Ramiro Castro, advogados de escritórios parceiros e também promotores do evento.
Vice-presidente do TRT4, Ricardo Martins Costa destacou na sua fala o compromisso constitucional do Direito do Trabalho em buscar uma sociedade mais justa, igualitária e solidária, primando pelo valor social do trabalho.
– Me honra muito ter participado dessa mesa com o jurista Tarso Genro. Esse debate é fundamental porque nós estamos vivendo, de alguma forma, uma erosão do Direito do Trabalho e da própria competência da Justiça do Trabalho pelas últimas decisões da Suprema Corte. A presença de advogados e advogadas jovens nessa reflexão é importante para que eles possam resistir a essa erosão dos direitos sociais – destacou o desembargador.
Tarso Genro, por sua vez, falou sobre o impasse que vive a democracia constitucional do país, ainda sob assédio, em especial pelas redes sociais, e da necessidade de articulação da sociedade para resistir e continuar reconstruindo o país.
– Foi um evento de qualidade extraordinária. Iniciativas como essa são fundamentais para recuperar e reafirmar a dignidade da nossa profissão e também para prestigiar aqueles setores da Justiça que defenderam o Estado de Direito e a democracia constitucional e, por isso, devem ser valorizados, ainda mais nessa transição – ressaltou Tarso.
A advogada Luísa Rosa, mediadora do evento, salientou a qualidade do debate e a importância do tema:
– Foram duas grandes aulas, com um auditório lotado de advogados interessados no debate e em refletir sobre os erros e acertos do passado e em traçar novas rotas para a atuação da advocacia trabalhista. Um debate como esse nos engrandece muito para seguir pensando a nossa atuação de maneira coletiva e sempre buscando aprimorar nossa prática na defesa da classe trabalhadora.
Ao final do encontro, os participantes puderam fazer perguntas e trocar ideias com os convidados. O Ciclo de Debates: História e Reconstrução dos Direitos Sociais é uma promoção dos escritórios Rosa, Cunha, Schneider & Monteiro Advocacia; Paese, Ferreira & Advogados Associados; Castro, Osorio, Pedrassani & Advogados Associados; e Camargo, Catita, Maineri, Advogados Associados.
Texto e fotos: Jornalista Christiane Matos (MTb 12.429)