Guilherme Monteiro e Pedro Cunha, advogados da RCSM Advocacia, prestigiaram no dia 27 de setembro a posse da nova Reitoria da UFRGS, no Salão de Atos da Universidade. Marcia Barbosa e Pedro Costa foram eleitos em consulta à comunidade acadêmica, na primeira eleição em que foi respeitada a paridade, ou seja, em que os votos de professores, alunos e técnicos-administrativos tiveram o mesmo peso.
– O respeito à paridade na UFRGS é uma conquista histórica para a comunidade universitária, incluindo as entidades de estudantes e sindicais de técnicos (ASSUFRGS) e docentes (ANDES), que vinham defendendo há décadas esse formato de eleição. A votação paritária representa a vitória da democracia na universidade – reforçou Pedro Cunha.
Durante a cerimônia, também foram empossados os demais integrantes da Gestão 2024-2028, que conta na sua composição com diversos servidores técnicos-administrativos em postos importantes. Entre as primeiras ações da nova Reitoria está o encaminhamento ao Conselho Universitário (Consun) dos projetos de criação da Pró-Reitoria de Ações Afirmativas e Equidade, da Secretaria Especial de Mudanças Climáticas e da Coordenadoria de Educação Básica.
Texto: Assessoria de Imprensa RCSM Advocacia
Fotos: Gustavo Diehl e Rochele Zandavalli/UFRGS