No dia 5 de outubro ocorreu a quarta mesa do Ciclo de Debates: História e Reconstrução dos Direitos Sociais, promovido pela RCSM Advocacia e escritórios parceiros, no auditório do SINDISPREV/RS. O tema desta edição foi “Desigualdade de raça e gênero no mundo do trabalho: uma perspectiva histórica”, com Winnie Bueno, pesquisadora, escritora, ativista, mestre em Direito e doutoranda em Sociologia, e Tulio Custodio, Sociólogo e pesquisador.
Luísa Rosa, advogada da RCSM Advocacia, fez a abertura do evento, ao lado de Elisa Torelly e Denis Einloft, advogados de escritórios parceiros e também promotores do evento. Saulo Nascimento, advogado e presidente da AGETRA, foi o mediador.
– Estamos muito felizes em receber a Winnie e o Tulio no nosso Ciclo de Debates, pois já acompanhamos o trabalho deles há algum tempo. E também é uma honra termos o Saulo coordenando essa mesa – destacou Luísa.
Na sua palestra, Winnie Bueno abordou a evolução histórica da luta das mulheres negras, com destaque para os últimos dez anos, e propôs uma reflexão sobre os marcos que costumamos utilizar como fundantes da luta feminista e antirracista. A pesquisadora falou sobre a importância de entendermos que o nosso país foi fundando em uma estrutura racista que permeia todas as relações sociais, inclusive de trabalho, para, a partir daí, propormos estratégias para romper com essa estrutura. A pesquisadora ressaltou, também, a iniciativa do debate:
– A possibilidade de se conversar e se educar a respeito de temas como esse é fundamental. Acredito também que a possibilidade de advogados ampliarem os seus conhecimentos a partir de debates como o de hoje seja central, inclusive, para ampliar o acesso à Justiça.
Tulio fez uma análise histórica das relações de trabalho, salientando que os trabalhos anteriormente desempenhados por pessoas escravizadas, hoje são referidos como “não qualificados” e são exercidos por pessoas negras, a base da sociedade brasileira. O sociólogo ainda expôs em sua fala o apagamento da história de luta e resistência das pessoas negras e das mulheres, e destacou a importância de se conhecer o passado para identificar os processos de exploração e precarização contemporâneos:
– É fenomenal termos esse tipo de debate, pois espaços como esse se tornam espaços de educação. E a partir desse processo de educação a gente pode ter a construção de intenções. Conversas como essa são fundamentais para a construção de um diálogo.
O Ciclo de Debates: História e Reconstrução dos Direitos Sociais é uma promoção da RCSM Advocacia; Paese, Ferreira & Advogados Associados; Castro, Osorio, Pedrassani & Advogados Associados; e Camargo, Catita, Maineri, Advogados Associados.
Texto e fotos: Jornalista Christiane Matos (MTb 12.429)
Pingback: Última mesa do Ciclo de Debates 2023 aborda os Direitos Sociais na América Latina - RCSM Advocacia