A RCSM Advocacia, representada pelos advogados Thiago Mathias e Camille Mattos e pelo assessor jurídico Douglas Nunes, participou, nos dias 7 e 8 de novembro, do seminário “Em que mundo você vive: direito sem trabalho, trabalho sem direitos?”. O evento, organizado pela Rede Lado, ocorreu em São Paulo e tratou sobre os desafios atuais do mercado de trabalho.
O seminário contou com quatro painéis que abordaram questões como precarização e informalidade, representação sindical, conflitos geracionais, reconfigurações da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), avanço tecnológico, saúde e adoecimento dos trabalhadores. Entre os temas analisados esteve a ideia da “CLT Premium”, uma estratégia que oferta benefícios além do padrão para atrair e reter talentos – mas que está longe de ser acessível a todos os trabalhadores –, bem como a semana de trabalho de quatro dias, ainda em fases de teste e restrita a poucas empresas.
– Estamos numa fase transitória de um modelo conhecido e esgotado para um modelo totalmente novo, sem paradigma nas diversas fases da produção capitalista. Isto tem como consequência imediata a necessidade de ampliar o conhecimento sobre os novíssimos sujeitos das relações laborais, que possuem desejos, aspirações e possibilidades distintas do que se apresentou até o momento. Acho que o seminário trouxe esta reflexão de maneira muito intensa e se pudesse representar o conjunto das discussões em uma pergunta, diria: Em que medida os indivíduos não mais se reconhecem como sujeitos coletivos de direitos? – destaca Thiago Mathias.
O encontro teve como objetivo atualizar o público e, de forma interdisciplinar, levar a debate assuntos importantes sobre as últimas tendências e desafios do mercado de trabalho. Estiveram reunidos advogados de todo o país, estudantes, pesquisadores, sindicalistas, e representantes de movimentos sociais.
Texto: Assessoria de Imprensa RCSM Advocacia
Foto: Divulgação/RCSM Advocacia