Advogado Guilherme Monteiro acompanha seminário sobre convergências e desafios do Direito do Trabalho

A Escola Judicial do TRT4 – EJud4, em parceria com o Instituto do Trabalho e da Transformação Social – ITTS, promoveu, no dia 1º de setembro, o seminário “Convergências e desafios do Direito do Trabalho: diálogos transnacionais”, no Plenário do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região – TRT4. Guilherme Monteiro, advogado da RCSM Advocacia, acompanhou o evento, que teve Tarso Genro, consultor jurídico da RCSM Advocacia, como um dos painelistas.

— É muito importante se apropriar das experiências francesa e espanhola de reforma e contrarreforma das leis do trabalho. Dessa forma, é possível identificar na experiência brasileira caminhos para resistência e afirmação dos direitos dos(as) trabalhadores(as) – destacou Guilherme.

Tarso participou da segunda mesa-redonda sobre “Importância de uma justiça especializada do Trabalho e competência”, ao lado de Francisco Rossal de Araújo, desembargador-presidente do TRT4. A mediação foi de Raquel Paese, advogada trabalhista e especialista em Economia.

O advogado e professor universitário, ex-ministro da Educação, das Relações Institucionais e da Justiça e ex-governador do Rio Grande do Sul, destacou que a sociedade ainda não alcançou uma proposta estruturada para o futuro, de modo a garantir a estabilidade do estado social-democrata em um contexto de transformação dos sistemas de produção e das relações sociais, a partir da revolução tecnológica. Conforme Tarso, o Direito e os Tribunais do Trabalho devem ser renovados e reestruturados.

O seminário teve ainda outros dois painéis. No primeiro deles foi apresentado um panorama sobre as transformações legislativas recentes na França, na Espanha e no Brasil, em matéria trabalhista. O evento encerrou com uma mesa-redonda sobre o acesso à Justiça.

Texto: com informações do TRT4
Fotos: Arquivo Pessoal e TRT4

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá. Podemos ajudá-lo?