A Seção Sindical do ANDES na UFRGS realizou, no dia 5 de agosto, atividade virtual para apresentação da “cartilha docente para o período eleitoral”. Elaborada pela Diretoria da Seção Sindical e pela RCSM Advocacia, responsável pela assessoria jurídica da entidade, a cartilha aborda em formato de perguntas e respostas as proibições e permissões aos docentes federais às vésperas das eleições. O material, motivado pela proximidade do período eleitoral e também em razão de relatos sobre interdições e intimidações na universidade, tem por objetivo esclarecer o que se enquadra como censura em relação à conduta dos docentes.
Guilherme Pacheco Monteiro, advogado da RCSM Advocacia, participou do encontro, ao lado de Leandro Madureira, advogado da Assessoria Jurídica Nacional (AJN) do ANDES-SN, e Magali Mendes de Menezes, presidenta da Seção Sindical.
– Apesar de ser objetiva e direta, a cartilha não tem a intenção de encerrar o assunto, mas estimular o seu debate. Assim, novas dúvidas podem surgir, momento em que a Assessoria Jurídica da Seção se coloca à disposição – destaca Guilherme Pacheco Monteiro.
A cartilha pode ser acessada em: https://andesufrgs.org.br/cartilhacensura_ufrgs4/